O crescimento do turismo no cenário econômico

O crescimento do turismo no cenário econômico

0 169
Dados: Ministério do Turismo 2016.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o turismo apresentou bom desempenho em março com o avanço de 2% no Índice de Atividades Turísticas (IATUR). Esse resultado aparece em contrapartida do restante do setor de serviços que caiu 0,2% em relação a fevereiro deste ano. Os setores pesquisados foram alojamentos e alimentação; serviços culturais; desportivos; de recreação e lazer; agência de viagens e operadores turísticas; A pesquisa também incluiu segmentos de transportes rodoviário, ferroviário e aéreo.

Foto Mayke Toscano
Foto: Mayke Toscano

O Brasil que encanta os turistas

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo mostra que 9 em cada 10 turistas aprovam viagens para o Brasil. O país recebeu 6.588.770 turistas internacionais em 2017, sendo um recorde histórico superior, inclusive, aos números obtidos na Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.  Entre os turistas internacionais que desembarcaram no país as viagens superaram ou atenderam plenamente as expectativas de 88,3% dos entrevistados.

Foto: marcha.org.br
Foto: marcha.org.br

Marcha dos Prefeitos

Os gestores municipais estão em Brasília para participar da 21ª edição da Marcha dos Prefeitos. A estimativa é reunir 4 mil gestores municipais, além de expositores públicos e privados voltados para a prestação de serviços aos municípios. Uma das vantagens é o grande número de serviços beneficiados pela atividade turística, movimentando uma cadeia de 52 setores da economia. Por exemplo, o turismo gera o consumo de alimentos, beneficia a agricultura familiar e cria demandas como a compra e artesanatos, hospedagem, atividades de entretenimento e lazer, principalmente a cultura local.

Imagem da internet
Imagem da internet

O Brasil é líder em reuniões de negócios

O estudo da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, em inglês) mostra que o Brasil é o país da América do Sul que mais realiza congressos.  No ranking dos 20 principais destinos em número de reuniões organizadas em 2017, o Brasil ocupa a 16ª posição, sendo o único sul-americano a entrar no pódio. De acordo com o Ministério do Turismo, 15,6% dos turistas internacionais que estiveram no Brasil em 2017 vieram motivados por negócios, eventos ou convenções.

ARTIGOS SEMELHANTES

0 78

0 162

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta